E não é que cheguei na metade da recuperação?! Nem acredito!!!
Esse mês foi bem agitado! Com a proximidade das festas de final de ano eu não parei! Saí pra comprar presentes de natal, andei de ônibus, varri casa, arrumei guarda-roupa, fui na piscina, fiz malas, fui em confraternizações, viajei, cozinhei bastante, lavei muita louça....
Vida voltando ao normal!
Preciso dizer que fiz pequenas viagens, mas aproveitei muito. Fui para Poços de Caldas, Pedreira e São Paulo. Dormi em outras camas, com outros colchões e outros travesseiros e foi tranquilo. Antes da cirurgia dormir em outro colchão com outro travesseiro sempre me rendia dores nas costas. Dessa vez não.
Fizemos todos os passeios turísticos disponíveis e consegui acompanhar sem maiores problemas. Só a dor muscular é que me acompanhou durante todo o mês, mas ela não tem jeito....já sei que só vai melhorar depois que começar a fazer os exercícios. Se bem que comparada a dor que eu sentia antes da cirurgia, essa dor muscular nem existe! Já tô no lucro :)
Entre os passeios às vezes eu precisava descansar um pouco. Uma horinha deitada e um banho quente e eu já estava pronta para outro passeio!
Fui na piscina com meu marido e minha filha. No começo foi estranho. Senti muito peso no peito, nas costas... parecia que eu estava carregando uma mochila pesadíssima. Depois de um tempo essa sensação acabou (ou eu acostumei, não sei dizer) e foi uma delícia! Passei muito protetor solar, mas mesmo assim fiquei de blusa com fator de proteção UVA/UVB para não queimar a cicatriz.
Com toda essa agitação minha horinha diária de esteira ficou comprometida, mas como andei pra caramba nos passeios acho que compensou...
Descobri que é impossível beber água no bebedouro e em bicas ou fontes de cidades turísticas...o jeito foi levar uma garrafinha. Depois ganhei da minha tia Rose um copo que dobra (aqueles das antigas, manja?!) e ele virou meu companheiro fiel! Vive dentro da bolsa!
Aliás....minha bolsa antes grande e pesada foi trocada por uma pequena e leve. Itens extremamente necessários para carregar por aí e conseguir viver com parafusos na coluna: copo, dorflex e um casaquinho. Porque eu não dobro, eu tenho dor muscular e meus parafusos não gostam de frio (nem de ar condicionado!).
Ah....e a bolsa é daquelas tipo carteiro porque preciso ficar com as mãos livres para segurar o corrimão (pq ainda não sei subir ou descer escada sem segurar o corrimão, acho que é mais medo de cair do que necessidade mesmo).
E assim fechamos a metade da 2ª Etapa do Projeto Wolverine!
Que bom que tudo está correndo mais que bem Marcela!!! Ansiosa pra chegar nessa fase! rs
ResponderExcluirBeijos
Qdo vc menos esperar ploft...seis meses de operada! ☺
ExcluirOi Marcela! Obrigada por escrever o blog!! Mto importante para quem vai fz a cirurgia.
ResponderExcluirA minha está prevista para abril. Meu caso não é grave, tenho 45°, não sinto dores e me sinto apta a fz qualquer exercício. Mas ja estou com 32 anos e meu médico acha melhor fz a cirurgia agora pra não me incomodar futuramente. É difícil colocar na cabeça, pois estou naquele caso de que posso optar não fazer a cirurgia sabe? Então a decisão foi bem dificil.
Queria te perguntar umas coisas, se vc puder me ajudar...
1- vc viu colocarem a sonda? vc fica acordada? como é o preparo na hora da cirurgia?
2- e qto ao período menstrual? vc menstruou enquanto estava no hospital?
3- vc vai no banheiro normalmente naquela semana de internação? consegue se levantar e sentar sem ajuda? qto tempo ficou com a sonda? e o nº 2? vc consegue ir sozinha no banheiro?
4- banhos? como são os banhos nessa semana?
5- vc gastou mto com remedios em casa?
6- dá pra usar sutiã depois de qto tempo operada?
Desculpa ser tão intrometida! hahaha
beijos e tudo de bom pra ti :)
Oi Francielli, tudo bem?
ExcluirMuito obrigada pelo comentário!
Pra minha decisão o que pesou foi pensar "como será no futuro?!". Eu já sentia dores e estava ficando cada vez mais torta! Não me arrependo em ter operado, muito pelo contrário: foi a melhor decisão que tomei!
Agora vamos as perguntas:
1) Não vi colocarem a sonda. Fiquei acordada por pouco tempo no centro cirúrgico. Nesse post eu conto com detalhes sobre o momento da cirurgia - http://aescoliosedacacau.blogspot.com.br/2015/08/cirurgia.html
2) Não menstruei no período em que estava no hospital. Tive anemia no pós operatório e minha menstruação ficou "meio bagunçada" alguns meses, mas conheço quem menstruou no hospital. Não atrapalha nada não.
3) Depois que tiram a sonda, deixam vc de fralda mais um dia e depois disso vc já começa a ir ao banheiro fazer xixi normalmente. O nº 2 demora um pouco, por causa da morfina e de outros remédios que vc toma fica tudo ressecado. Pelo menos foi assim comigo. No hospital e nos primeiros dias em casa precisamos de ajuda para ir até o banheiro (levantar e sentar é complicado), mas desde o hospital vc consegue se limpar sozinha.
4) Banho é a melhor parte do dia!!! Desde o primeiro pós cirurgia! É relaxante! No hospital as enfermeiras dão, em casa vc vai precisar de ajuda de alguém tb.
5) Gastei um pouco com remédios sim, mas nada muito exagerado. Depende do seu médico. Tem uns que passam muita coisa, o meu passou só o necessário mesmo e foi mais que suficiente.
6) Depende da sua sensibilidade. Eu só consegui depois de uns 20 dias de operada. Tem meninas que já saem de sutiã do hospital e outras levam meses. Conto como foi comigo aqui: http://aescoliosedacacau.blogspot.com.br/2015/10/2-semana-em-casa.html
Pode perguntar o que quiser! Se quiser conversar mais me manda e-mail marcela.nicioli@gmail.com e se quiser participar do nosso grupo no whatsapp me passa seu telefone.
Beijo querida!