Nos últimos tempos percebi que estava ficando mais torta. E com mais dor (marido que o diga de tanto que reclamava!!!).
Não sabia se era só a "TORTICE" mesmo ou se já estava virando TORTURA! Só que eu tomava um remédio para dor e só. Eu já estava conformada que seria uma velhinha bem tortinha!
Então....por indicação de um amigo do meu marido fui em um ortopedista especializado em escoliose - eu já tinha desistido da minha coluna, mas marido insistiu e eu marquei a consulta! Te amo, benhê!
O médico - Dr. Marcus Alexandre Mello Santos - pediu uns exames e no dia 8.10.2014 levei os resultados para ele.
A consulta foi ótima. Ele esclareceu todas as minhas dúvidas.
E a indicação era uma cirurgia. Sempre foi, né?! Só que há 22 anos atrás não tínhamos a tecnologia, o avanço da medicina e a segurança que o Dr. Marcus Alexandre me passava.
Agora era diferente. Os riscos que eu tinha no passado estavam minimizados. E depois, tudo tem uma hora certa para acontecer. Eu precisava viver tudo o que vivi para chegar até aqui. E se eu estivesse no lugar da minha mãe também teria optado pelo tratamento conservador. Eu tinha apenas 12 anos, não sabíamos nada sobre escoliose e tudo parecia tão assustador!
(todo o meu respeito e admiração pelas meninas que passam por essa cirurgia, porque sei que não é fácil!)
O Dr. me explicou que o desgaste na minha coluna estava evoluindo e a tendência era aumentar de 0,5º a 1º por ano. Estava com 50º.
O problema da evolução é que com a "tortice" os órgãos - principalmente pulmão e coração - ficam comprometidos.
Eu tinha 56º quando descobrimos, fiquei com 45º depois do tratamento (colete, fisioterapia, RPG e natação) e agora estava com 50º e isso iria aumentar....
Para não sofrer no futuro precisava corrigir ela logo. O Dr. disse que minha coluna estava bem desgastada em razão da minha escoliose e isso não é normal para uma pessoa da minha idade (34 anos). É mais ou menos como se eu tivesse a coluna de uma velhinha...
Choquei! Chorei! Fiquei arrasada.
:(
Ele disse que tinha osteofitose ou no popular "bico de papagaio". Gente vi no Google que essa doença aparece em pessoas com mais de 50 anos....
Por causa dessa osteofitose é que estava sentindo dores mais frequentes (os papagaios estavam gritando!!! - na verdade acho que tinha papagaio, tucano, arara....).
Por ora o Dr. disse para tomar um remédio para dor porque não tinha muito o que fazer não.
Conforme ele me explicou podia me programar para a cirurgia com calma e decidimos que iria operar em julho/15 (mês que o marido e filha estão de férias).
O Dr. disse que ficarei pelo menos uns 6 meses após a cirurgia com algumas limitações. Vida normal só depois de 1 ano (que é o período que a coluna leva para se adaptar a nova situação - ele explicou o processo disso - minha coluna precisa desse tempo para se calcificar totalmente).
O bom é que ele confirmou com umas manobras que ele fez em mim que tenho a coluna flexível (disse que minha coluna parece de uma menina de 14 anos em termos de flexibilidade) e que a operação provavelmente será apenas na curva principal (torácica - a parte da corcundinha). Ele disse que na hora da cirurgia pode ser que a curva secundária "se arrume sozinha" depois que a principal for corrigida. E isso significa menos parafusos e recuperação mais rápida.
Ele disse que pode até zerar a minha coluna, que ficarei retinha e vou crescer alguns centímetros...(gostei dessa parte de crescer depois de velhaca!)
A gibosidade (termo bonito para a corcunda) não vai desaparecer tooootalmente, mas vai diminuir bastante, conforme o Dr. me explicou.
E o meu ombro vai ficar no lugar certo - isso é bom pq significa que a alça do sutiã não vai mais ficar caindo toda hora - o que é um saco! Quem tem escoliose vai entender!
:)
Depois da cirurgia precisarei manter o peso e praticar exercícios para fortalecer a lombar durante a vida toda.
Bom é isso.
Fiquei bem confiante de que essa seria a solução para acabar com todas essas dores que me incomodavam a tanto tempo - e essa corcunda e esse ombro caído e tudo o que vem no pacote da escoliose.
Então....como disse na época para a minha família - comecei o projeto Wolverine (o Wolverine tem adamantium no esqueleto dele e eu titâneo no meu esqueleto!)
E vamo que vamo.
Você é uma guerreira, tenho muito orgulho de voce!
ResponderExcluirAdorei a ideia em compartilhar sua experiência, dessa forma poderá ajudar muitas pessoas! (:
Obrigada por estar ao meu lado em todos os momentos! :)
ExcluirTe amo Bem!!!! Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirTe amo!!!
ExcluirFiquei feliz de saber que fez a cirurgia e está bem agora, lembro você me dizendo das dores e mostrando a coluna, tadinha, que bom que os problemas acabaram e logo está ótima. Boa recuperação amiga. Saudades. Bjs
ResponderExcluirKetry
Ketry, querida! Lembra? E quando eu travava? Até na farmácia vc foi pra mim uma vez, lembra?! Estou bem agora, alguns desconfortos ainda, mas nada comparado com oq sentia antes.
ExcluirSaudades de vc. Vem passear aqui em Campinas! Saudades.
Oi! Estou adorando seu blog. =)
ResponderExcluirQue bom! Seu comentário me incentiva a escrever cada vez mais. Obrigada!
ExcluirOi Carol, primeiramente parabéns.. pela coragem e família que tem!! ...
ResponderExcluirVou precisar fazer a cirurgia também... estou com 110 graus...
Qual hospital vc fez a cirurgia? precisar tomar alguma bolsa de sangue? sente muita dor ainda?
Muito obrigado
Olá Yude! Tudo bem?
ExcluirApesar do meu apelido ser Cacau, meu nome é Marcela e não Carolina....rs
Respondendo as suas perguntas:
Eu operei no Hospital Alvorada em São Paulo. Fui muito bem cuidada lá!
Não precisei de bolsa de sangue, apenas de ferro.
Tive dores fortes os 15 primeiros dias e depois elas foram diminuindo. Hj não sinto mais dores, alguns desconfortos, mas me sinto muito bem!
Obrigada pelo comentário!
Bj