segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Vamos deixar o Natal da Clarinha mais feliz?

Oi, tudo bem?

Por causa do blog e do meu perfil no Instagram (@marcela.nicioli) muitas pessoas me procuram para contar suas histórias, seus medos, suas dificuldades e tudo o que passam com a escoliose. 

Foi assim que conheci a Clarinha! 

Ela tem 10 anos e precisa realizar a cirurgia para correção da escoliose. Clarinha sente dores e tem dificuldades para respirar. Eu já sofri com a escoliose e sei bem como é difícil. Você meu leitor querido já passou, está passando ou conhece alguém assim também....

A família da Clarinha está fazendo uma campanha no Facebook para conseguir o dinheiro. Eu já ajudei e você pode ajudar também!!! 

Compartilhe esse post, compartilhe a página no Facebook, faça uma doação em dinheiro, ore por Clarinha....são tantas as formas que você pode ajudar! 

Vamos deixar o Natal da Clarinha mais feliz?  

Para quem quiser fazer doações seguem os números das contas:

Caixa Econômica Federal
Agência 3201
C/C 1641-0
OPR 001
Jerailda Souza Bitencourt

Banco do Brasil
Agência 0791-9
C/C 14265-4
Manoel Gama Miranda

Banco Bradesco
Agência 3515-7
C/P 0502703-9
Manoel Gama Miranda







segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Depoimento sobre a cirurgia - Renata Quadros

Oi pessoas, tudo bem?

Aqui tudo bem, graças à Deus!

Quero compartilhar com vocês o depoimento da minha amiga Renata Quadros. Ela também fez a cirurgia de escoliose e é nossa musa inspiradora no Instagram! 

Achei o perfil da Renata quando eu tinha pouco tempo de operada e ela estava comemorando um ano de cirurgia. 

Fiz contato e ela super atenciosa conversou comigo, dividiu sua história e me deu muito apoio. Eu estava bem no começo da recuperação e com certeza suas palavras de incentivo foram muito importantes para mim. 

Agora ela gravou esse vídeo. Vem conhecer a Renata e sua história de superação! Vem!



Renata, sua linda!
Muito obrigada por tudo, viu?! Beijo


terça-feira, 12 de julho de 2016

Alta médica

E como prometido, cá estou para contar sobre a consulta.

Dr. Marcus analisou os exames de raio X que levei e me deu alta. Ele disse assim: "É Dona Marcela, a Senhora está de alta! Cirurgia consolidada."

:)

Que alegria!!! Ele disse que daqui pra frente VIDA NORMAL!! E me deu algumas orientações: "não fume, não engorde e pratique atividade física. Qualquer uma, mas evite impactos". Ele disse que quando eu tiver condicionamento físico posso correr um pouco no parque, mas melhor não virar maratonista....rs

Disse também que só preciso voltar lá agora quando quiser tomar um café com ele. E com certeza eu vou lá!!! Esse médico mudou minha vida! Gratidão eterna! 

Saindo do consultório, fui no Hospital Alvorada e consegui falar com a Áurea e contei que ela era minha malvada favorita! Ela sorriu e me abraçou. Foi emocionante esse encontro. Exatamente um ano depois da primeira sessão de fisioterapia tive a oportunidade de falar pra ela que agora estava tudo bem.

Procurei pela Iracema e a Mércia, mas a primeira não trabalha mais no hospital e a segunda estava de folga. Deixei um recadinho. 

Então...é isso, pessoal! Projeto Wolverine concluído com sucesso! 

Encerro aqui um ciclo da minha vida. E que venham outros.....

Obrigada pela companhia de vocês! 

O blog ficará no ar e espero poder ajudar outras pessoas com a minha experiência. 

Se você quiser me segue lá no Instagram (@marcela.nicioli) ou me mande um e-mail (marcela.nicioli@gmail.com). 

Bjo grande! ;)


quinta-feira, 7 de julho de 2016

12º Mês

7/7/2016 chegou! 

Um ano! Um ano! Mal posso acreditar!

Foi com lágrimas nos olhos que esse dia começou....Eu consegui! Venci todas as batalhas! A confiança em Deus e no meu médico fizeram toda a diferença! 

E hoje vai ter textão....ah vai....rs

Em 9/10/14 eu contei para a minha família que iria me submeter a cirurgia para correção da escoliose. Apesar do medo que todos sentiram, eles me apoiaram. Disseram: 

"eu te amo, meu bem!"; 
"mamãe eu vou cuidar de você";
"agora chega de chorar....Vamos juntas....Deus irá te abençoar. Eu creio";
"Vai dar tudo certo, e vai ser um presentão sua alta no dia do meu aniversário. Te amo"; 
"vou depositar todos os meus pensamentos positivos em você. Te amo, Má. Sinto saudades"; 
"espero que a sua recuperação seja tão rápida quanto a do Wolverine";
"nossa super-heroína terá uma ótima recuperação e ficará boa logo!";
"que bom saber que sua tortura vai acabar :)";
"o que precisar, estou aqui e estarei sempre no que puder ajudar"; 
"Deus quer que dê tudo certo. Mente quieta, coluna ereta, coração tranquilo...".

Todas essas palavras de incentivo, fé e amor ficaram ecoando na minha cabeça esse tempo todo. As palavras têm poder! Deu tudo certo! Consegui!!!!

Desde a primeira consulta com o Dr. Marcus quando ele disse "vida normal só depois de um ano!" esse dia não sai da cabeça...E finalmente esse dia chegou.

Dia 7/7/2015 foi um dia que ficou gravado na minha memória. Se eu fechar os olhos sou capaz de sentir novamente o medo enquanto era levada para o centro cirúrgico, o frio que estava fazendo lá dentro, a dor que me consumia quando abri os olhos e a emoção que senti quando consegui mexer o meu pé!  

Os medos, as limitações e as fortes dores já não me acompanham mais. Um pouco de desconforto com as mudanças de temperatura, mas sei que isso vai melhorar com o tempo e de tudo que vivi e senti sei que sou forte o suficiente para superar isso.

Não sei se você que lê esse post entende....mas essa cirurgia mexeu muito comigo! 

Agora sou dessas que comemoram dois aniversários por ano. Dia 10/2 dia do meu nascimento e dia 7/7 dia do meu renascimento.

Sim! Renascimento! Essa cirurgia foi um marco na minha vida. Existe uma Marcela a.C. (antes da cirurgia) e outra d.C. (depois da cirurgia).

Foi uma experiência muito forte, daquelas que fazem você repensar a vida, sabe?!

A vergonha do corpo, o mal humor em comprar roupas novas, a tortura de colocar biquíni, as dores matinais, os remédios que não resolviam nada.....tudo isso ficou pra trás!

Algumas coisas ganharam um colorido especial, outras coisas simplesmente deixei pra lá....Algo do tipo: "o que não me faz bem, não me faz falta!".

Até minha vida profissional mudou! Repensei e agora quero seguir um outro rumo! 

Mas.....nessa vida d.C. ainda sou bebê e tenho muito o que aprender ainda...

O que eu já aprendi é que parentes e família são coisas bem distintas. Antes eu achava que era tudo uma coisa só. Achava que família abrangia todos, mas não. Parentes são muitos e não são todos que querem saber de você. Alguns nem se preocupam em saber se você está viva ou não. Outros não podem sair de suas rotinas porque estão muito ocupados com suas vidas e simplesmente não possuem interesse em você. Outros só te procuram quando precisam. A vida como ela é. 

Agora família tem um novo significado. Esses fazem o que for preciso para você se sentir bem! Passam noites em claro cuidando de você, cozinham, limpam casa, colocam suas meias porque você não consegue se mexer direito, ficam uma semana com você no hospital e são capazes de viajar vários quilômetros só para ver você! Minha pequena família é maravilhosa e posso contar com ela sempre que precisar. Parentes são muitos, mas família, família mesmo essa é bem pequena! 

Amigos de verdade também são poucos. Poucos e verdadeiros souberam se fazer presentes durante todo esse processo de recuperação. Quem tem amigos, tem tudo!! E algumas pessoas que eu nem sabia que se importavam comigo, demostraram todo o amor e carinho que sentiam por mim. Essas vão comigo pra sempre. 

O estilo de vida minimalista que era algo que eu apenas tinha curiosidade passou a ser um modelo a ser seguido, vivenciado, experimentado...porque na real...quando temos saúde já temos tudo o que precisamos!

As amizades virtuais que fiz durante todo o processo foram imprescindíveis para a minha recuperação. Pessoas que também passaram por essa cirurgia ou que ainda irão passar compartilharam suas histórias comigo e me fizeram perceber que eu não estava sozinha. As minhas dores, medos e angústias eram as suas dores, medos e angústias também. E como nos ajudamos!! Né, amigos parafusos??

Uma hora eu recebia conselhos, outras horas eu dava conselhos. A corrente do bem. Tantas amizades fiz! Espero desvirtualizar algumas!

Recebi tantos emails e mensagens no Instagram de pessoas de todo o país que se identificaram com a minha história! Tão bom saber que não estamos sozinhos, né?! 

Amanhã é a minha consulta com o Dr. Marcus e espero estar de alta oficialmente. Volto aqui para contar.

Se eu pudesse resumir esses 12 meses em poucas palavras elas seriam:

Julho - Agonia e dor
Agosto - Dor e remédios
Setembro - Muita paciência
Outubro - Sou resiliente
Novembro - É preciso ter fé!
Dezembro - Metade do caminho
Janeiro - Ansiedade me define: estou calcificada?
Fevereiro - Liberdade!
Março - O tempo não pára
Abril - Calma! 
Maio - Tá quase lá! 
Junho - Vida normal
Julho - Eu consegui! 

Todo o meu respeito e admiração ao Dr. Marcus Alexandre Mello de Santos e sua equipe. O trabalho de vocês fez diferença na minha vida! Obrigada de coração. Passaria por tudo novamente desde que vocês estivessem comigo! Gratidão eterna! 











terça-feira, 7 de junho de 2016

11º Mês

Nesse último mês mudou o clima por aqui. Muito frio e muita chuva. Tive gripe e fiquei com a garganta inflamada. Não consegui fazer as aulas de natação e senti muito desconforto. Dores musculares me acompanharam o mês inteiro :(

Espero voltar para a natação em breve. Os exercícios me ajudam a passar pelo frio e pela chuva mais facilmente.

Apesar de tudo, estou bem animada para minha consulta no mês que vem....dia da tão sonhada alta médica!

Na reta final da segunda etapa do projeto Wolverine. Ansiosa demais para concluir a terceira etapa! Não está entendendo nada?! Volte alguns posts....ou clique aqui







segunda-feira, 9 de maio de 2016

10º Mês

E agora que estou bem pertinho de completar um ano, não tenho muitas novidades....

As mudanças intensas de um mês para o outro agora já não aparecem mais. Estou bem! Me sinto bem!

Estou fazendo natação regularmente e já consegui recuperar um pouco da massa muscular que havia perdido nas costas.

As dores musculares diminuíram também.

Fui na caminhada anual que a empresa onde o meu marido trabalha promove e esse ano consegui cumprir o percurso sem ficar com dores na lombar! Nos outros anos eu ficava bem dolorida e esse ano minha coluna se comportou muito bem! :)

É isso minha gente....vida normal...


quinta-feira, 7 de abril de 2016

9º Mês

Mais um mês....

Não sei se você que lê esses relatos entende, mas quando marcamos nossa cirurgia e o médico diz que só teremos alta depois de um ano...aquilo parece tão distante, tão demorado e aí o tempo vai passando, um mês, depois outro e quando vc percebe....9 meses se passaram! 

E cada mês que passa é muito esperado e comemorado! Olhando pra trás agora até que passou rápido (agora é fácil dizer, digo, escrever isso...mas qdo eu estava lá no olho do furacão....rs).

Com a liberação do Dr. Marcus na última consulta, já tratei de começar a natação. A primeira aula não foi nada agradável. Parecia que estava descolando a cicatriz e que os parafusos iam soltar todos um por um. A sensação foi péssima e eu quase pedi pra sair....só que sou bruta e continuei. 

A segunda aula foi melhor que a primeira e a terceira aula melhor que a segunda e assim por diante. Agora estou adorando fazer natação!! O corpo fica mais solto, as dores musculares estão diminuindo e me sinto mais disposta! O segredo aqui é persistir. Ninguém falou que seria fácil. 

Fiz faxina no apê. Tive que dividir as tarefas em 3 dias, mas fiz. Não dei conta de fazer tudo de uma vez só não. Passei roupa também. Um pouco por vez e deu tudo certo. Acumular e passar tudo de uma vez não dá. Então voltei quase ao normal, porque antes da cirurgia eu precisava dividir as tarefas domésticas porque senão travava a coluna. Eu era teimosa e fazia tudo de uma vez e depois ficava tomando um monte de remédio. Agora prefiro ir aos poucos e passar o resto do dia bem e sem remédios. 

Ia voltar ao trabalho, mas não deu certo. Mandei alguns currículos e por enquanto estou em casa. Tô aproveitando para estudar. 

O casamento da minha prima foi maravilhoso! Fui madrinha e curti a festa toda! Fui sem salto e fiquei confortável o evento todo. Pam: vc estava linda!!! :)

Quase que diariamente eu recebo e-mail´s, mensagens no Instagram e pedidos aflitos do número do meu WhatsApp...são meninas em sua maioria querendo conversar, desabafar e dividir comigo suas angústias e dores. 

Recebo fotos dessas pessoas. Fotos das costas. Fotos de perfil. Fotos daquela parte do corpo que elas mais querem esconder do mundo, mas que se sentem seguras e confiantes de mostrar pra mim. 

Recebo muitos relatos de pessoas que decidiram operar porque leram o meu blog. Fiz amizades com outros que estão na fase de recuperação assim como eu. Essa troca de experiências só acrescenta na minha vida. 

Esses dias uma menina me disse que eu consegui confortar ela de um jeito que nem a mãe dela conseguiu. E isso tem um valor pra mim que vocês não imaginam. E eu vou continuar aqui. Firme e forte. Escrevendo e contando a minha história pra quem quiser ler. E também vou continuar postando fotos no Instagram que revelam o dia a dia de quem passou por uma cirurgia na coluna! :)

Era isso que tinha pra hoje.

PS: Criei a #cicatrizessaobonitas Vamos lá!! Marque suas fotos com essa # e vamos mostrar pro mundo que temos a marca da vitória! Bj

cicatriz



















terça-feira, 15 de março de 2016

8º Mês


Que beleza! Mais um mês!! Graças à Deus!

E esse mês foi intenso....

Brinquei carnaval, completei 35 anos de idade, passei um fim de semana na praia, finalizei os preparativos para o chá de cozinha da minha prima, fui atrás de vestido pra mim e pra minha filha (seremos madrinha e florista do casamento), fui na piscina, estudei bastante....Ufa!!

Preciso dizer que passar o final de semana na praia foi uma alegria sem fim! Finalmente poder tirar a canga e não ter vergonha das costas foi maravilhoso! Percebi que alguns banhistas olhavam para a minha cicatriz, pois ouvi alguns comentários....mas quer saber?! Amo minha cica linda! E como diz minha amiga Regiane: "ela impõe respeito!"

Meninas que sentem vergonha da cicatriz: não sintam! Tenham orgulho dela! É preciso ter muita coragem para enfrentar essa cirurgia e tudo o que vem depois dela. Então exibam com orgulho!

Devo confessar que persiste a dor muscular e a chuvarada que caiu por aqui me deixou toda dura (parafusos definitivamente não gostam de chuva!), mas perto do que eu sentia...tô no lucro!

Fiz o raio x de 8 meses e levei para o Dr. Marcus analisar. Ele disse que estou calcificada!!!!! Fiquei muito feliz!!! 

Que maravilha! Posso trabalhar, cuidar da casa e retomar minhas atividades! Sempre com cautela!

Me liberou para curvar o tronco pra frente, mas tipo cumprimento de japonês, manja?! :)

E, finalmente, me liberou para nadar!!! Que alegria! Não que eu adore nadar, mas preciso recuperar a massa muscular que perdi e nadando conseguirei mais rápido! 

No dia que fiz o raio x eu ficava analisando o raio x de 1, 4 e 8 meses e não percebia diferença nenhuma! Fiquei tão aflita! Aí minha mãe disse: vc não entende nada de medicina! 

kkkkk

Verdade! Fiz direito e não medicina. Na minha cabeça todos os raios x estavam iguais. Quando meu médico bateu o olho no raio x já disse que estava calcificado! Aí eu comentei com ele que não enxergava nada diferente entre os exames e ele me mostrou as diferenças. Continuei sem enxergar muita coisa...

Tipo exame de ultrassom, sabe?! O médico fala o seu bebê está aqui e é uma menina! E vc vê um borrão.....kkkkk

Agora volto lá dia 8 de julho, um dia depois de completar um ano. Dia do aniversário da minha irmã Sharon. Um ano depois de ter ficado na UTI. Pressinto que será um dia de muitas emoções....


Peguei essa imagem no Instagram (me segue lá @marcela.nicioli). Se for sua me avisa para que eu possa dar os créditos.


Palavra que define esse mês: LIBERDADE!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

7º Mês

No último dia 7 completei sete meses de cirurgia. Meu auxílio doença acabou e estou só aguardando a consulta de março com o Dr. Marcus para retornar ao trabalho.

Estou bem ansiosa com essa consulta. Vou fazer um raio X para levar e tô doida pra saber como está a calcificação e se serei liberada para nadar e fazer outros exercícios.

Esse mês transcorreu bem. Os pequenos incômodos com as mudanças de temperatura persistem e a dor muscular também. Só que não é nada que me impeça de realizar minhas atividades diárias.

A sensibilidade nas costas voltou um pouco, mas ainda tem lugares que não sinto nada.

Fui na piscina algumas vezes e a sensação de peso já não assusta tanto.

Continuo fazendo minhas caminhadas diárias na esteira e a vontade que tenho é de começar a correr....mas como sei que ainda não posso continuo lá firme e forte só caminhando.

Meus movimentos estão mais leves e o corpo mais solto.

Estou fazendo muito artesanato. Me acalma, ocupa meu tempo e me faz feliz.

De resto tudo normal. "Vem ni mim oitavo mês!"


quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

6º Mês

E não é que cheguei na metade da recuperação?! Nem acredito!!!

Esse mês foi bem agitado! Com a proximidade das festas de final de ano eu não parei! Saí pra comprar presentes de natal, andei de ônibus, varri casa, arrumei guarda-roupa, fui na piscina, fiz malas, fui em confraternizações, viajei, cozinhei bastante, lavei muita louça....

Vida voltando ao normal! 

Preciso dizer que fiz pequenas viagens, mas aproveitei muito. Fui para Poços de Caldas, Pedreira e São Paulo. Dormi em outras camas, com outros colchões e outros travesseiros e foi tranquilo. Antes da cirurgia dormir em outro colchão com outro travesseiro sempre me rendia dores nas costas. Dessa vez não.

Fizemos todos os passeios turísticos disponíveis e consegui acompanhar sem maiores problemas. Só a dor muscular é que me acompanhou durante todo o mês, mas ela não tem jeito....já sei que só vai melhorar depois que começar a fazer os exercícios. Se bem que comparada a dor que eu sentia antes da cirurgia, essa dor muscular nem existe! Já tô no lucro :) 

Entre os passeios às vezes eu precisava descansar um pouco. Uma horinha deitada e um banho quente e eu já estava pronta para outro passeio!

Fui na piscina com meu marido e minha filha. No começo foi estranho. Senti muito peso no peito, nas costas... parecia que eu estava carregando uma mochila pesadíssima. Depois de um tempo essa sensação acabou (ou eu acostumei, não sei dizer) e foi uma delícia! Passei muito protetor solar, mas mesmo assim fiquei de blusa com fator de proteção UVA/UVB para não queimar a cicatriz. 

Com toda essa agitação minha horinha diária de esteira ficou comprometida, mas como andei pra caramba nos passeios acho que compensou...

Descobri que é impossível beber água no bebedouro e em bicas ou fontes de cidades turísticas...o jeito foi levar uma garrafinha. Depois ganhei da minha tia Rose um copo que dobra (aqueles das antigas, manja?!) e ele virou meu companheiro fiel! Vive dentro da bolsa!

Aliás....minha bolsa antes grande e pesada foi trocada por uma pequena e leve. Itens extremamente necessários para carregar por aí e conseguir viver com parafusos na coluna: copo, dorflex e um casaquinho. Porque eu não dobro, eu tenho dor muscular e meus parafusos não gostam de frio (nem de ar condicionado!).

Ah....e a bolsa é daquelas tipo carteiro porque preciso ficar com as mãos livres para segurar o corrimão (pq ainda não sei subir ou descer escada sem segurar o corrimão, acho que é mais medo de cair do que necessidade mesmo).

E assim fechamos a metade da 2ª Etapa do Projeto Wolverine!